top of page

Contornos da Dramaturgia

Este espetáculo parte do conceito da fotógrafa americana Diane Arbus que afirma ser uma fotografia um segredo sobre um segredo – quanto mais uma fotografia nos diz, menos ficamos a saber.

Esta é então a premissa para um objeto cénico que faz uso de fotografias de Tânia Cadima projetadas em tela. Entretanto, e através de textos de Mário Trigo, os atores apropriam-se de uma escrita contemplativa, com forte recurso a pulsões inconscientes, sendo por vezes automatizada, acercando-se ou afastando-se do sentido figurativo das imagens expostas.

São evocados contextos em que os intérpretes e o próprio público, num exercício comum de reflexão livre, extensiva, lúdica, partilham temáticas como a antiguidade grega, o amor que sempre envolve gerações, dúvidas e enigmas da cosmogonia, o desassossego da guerra, ou as decisões políticas que atualmente nos fazem a vida.

Tudo isto para chegarmos a questões e segredos não respondidos - apenas conversados.

Mário Trigo

a secret about a secret_Cena_1

Uma imagem rememorada nunca é algo pronto. A matéria de que é feita é instável, muda a cada instante. Evocar uma imagem que pertence ao passado, recuperá-la, trazê-la ao momento presente, é um exercício criativo dinâmico cujas variáveis escapam: é como tentar fixá-la numa superfície que se encontra em constante movimento. O meu trabalho é um ensaio poético que tenta dar conta deste processo.

Parte-se, então, em direção ao fundo de um arquivo de imagens fotográficas, um objeto que nos faz acreditar que é possível guardar intactas imagens-lembrança. Rapidamente se percebe que a dimensão cronológica rígida que costuma caracterizar estes objetos, quando submersos, desfaz-se. As imagens perdem a sua referência temporal e, a fronteira entre o que foi real e agora inventado, dilui-se.

Impregnado de subjetividade, o papel da imaginação é, aqui, determinante. Guiadas por um impulso, ora estético ora lúdico, algumas destas imagens emergem: uma proposta de leitura em que o espectador é convidado a entrar como num labirinto, sendo que é na sua própria memória que vai encontrar a chave para a saída.

Tânia Cadima, sobre o projeto fotográfico Clepsidra, 2014

a secret about a secret_Cena_2

O Espectáculo do Mundo

Que somos nós quando procuramos o poema e nos descobrimos entre a vida e a morte.
Somos o ferro, a madeira, a pedra, o lume e as cidades, as casas, os carros abandonados.

Zangamo-nos como Aquiles e enlouquecemos como Ajax, enquanto Isadora dança como se procurasse Antígona, Medeia, Andrómaca.

O seu corpo instala-se em nós como uma imagem definitiva, pela mão da fotógrafa.
Coloca-nos junto dos deuses porque o seu movimento é circular, entre ilhas, e segue-nos como uma serpente na água.

É um segredo que habita dentro de um outro segredo que somos nós sonhando na noite de Whitman, os nossos desejos, as nossas utopias, as nossas paixões, imaginando que a paz está ao virar da esquina, que a terra é um lugar seguro, que o chão grego é eternamente sagrado e bom.

a secret about a secret_Cena_4

Depois, deparamo-nos com o fim tenebroso de uma criança a afogar-se no mar, o poder da imagem que percorre o universo por todos os meios. Não queremos acreditar e por isso dizem-nos que é uma invenção da natureza, que as imagens trágicas são fabricadas em estúdios para nos demolir as emoções e pedem-nos para vivermos nessa grande mentira. Como se tudo à nossa volta fosse um grande espectáculo.

Passamos a ser apenas os estilhaços de uma cosmogonia visceral que definha, pensando nós que somos ainda as mãos humanas abrindo para o barro, à procura da doçura das coisas.

Andamos adormecidos dentro de um caos de colagens e de ruídos de lixo sem conseguirmos vislumbrar o fumo branco. Procuramos o segredo da alma e da paz no Inferno de Dante.

Aguardamos à beira-mar, enquanto reconstruímos o mundo dentro das cinzas como se entrássemos para o interior de uma imagem que amamos para lá ficarmos para sempre.

Jaime Rocha

Fotografias de cena ©Tânia Cadima

Ficha Artística e Técnica

Textos

Mário Trigo

Fotografias

Tânia Cadima

Encenação e Dramaturgia

Mário Trigo com Jaime Rocha


Interpretação

Catarina Rodrigues

Miguel Coutinho

Consultoria Espaço Cénico e Figurinos

Nisa Eliziário

Música sobre Motivos de

Carlos Santos

Desenho de Luz

Mário Trigo

Design e Fotografia de Cena

Tânia Cadima


Apoio à Montagem

Pedro Carranquinha (Musgo)

Gestão de Apoios

Joana Ferreira

Criação e produção

HIPÉRION Projeto Teatral

Fotografias de ensaio ©Tânia Cadima
a secret about a secret

Apresentações

30 de novembro, 1, 2, 3, 7, 8, 9 e 10 de dezembro de 2023

no Centro Cultural da Malaposta, Odivelas

Apoio à Residência
Centro Cultural da Malaposta
Minutos Redondos
Câmara Municipal de Odivelas


Colaboração
Casa Jaime Rocha
Flyer ©Tânia Cadima, Fotografia da série Brejo, 2013
Teaser ©Tânia Cadima
bottom of page